Programa Música Minas realiza oficinas em São João del-Rei

26/02/2010 às 16:11 | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário
A cidade de São João del-Rei vai receber oficinas culturais gratuitas do Programa Música Minas, na segunda-feira, 1º de março. As oficinas, promovidas como contrapartida ao edital de circulação do Programa, acontecem de 14 às 18 horas.

Duas oficinas serão realizadas no Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier (Rua Padre José Maria Xavier, 164 – Centro): “Pandeiro Mineiro” e “Falcatrua -Violão percussivo e elétrico”. E duas oficinas acontecem no Teatro Municipal de São João del-Rei (Rua Hermilo Alves, 170 – Centro.): “Amaranto – Corpo e Canto” e “Falcatrua – Voz do Corpo”. Os interessados podem se inscrever e obter mais informações através dos telefones (32) 3371 7672 e (32) 3371 3704.

O Programa Música Minas é uma iniciativa do Fórum da Música de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. O principal objetivo do Programa é promover a exportação e disseminação da música mineira.

Oficinas

“Amaranto – Corpo e Canto”, com Flávia Ferraz e Marina Ferraz

Oficina focada no canto, de forma ampla. O canto que ocupa espaço no corpo e fora dele. Vivenciar a transformação que o canto gera no próprio corpo, no corpo dos outros e no espaço. Noções rítmicas e de conceitos musicais que cada um experimenta informalmente, no ato de cantar. Experimentar o canto como forma de expressão musical que utiliza-se do corpo como um todo. O público-alvo são adultos, a partir de 18 anos e não é necessário conhecimentos prévios sobre canto.

“Pandeiro Mineiro”, com Danuza Menezes (professora, cantora, percussionista) e Fabiano Bizotto (monitor)

“Introdução aos ritmos brasileiros”: origens, os instrumentos, preparação física (alongamento, exercícios respiratórios, etc). Experimentação dos sons do próprio corpo, do ambiente e dos instrumentos através de jogos de escuta e imitação. Exploração dos diferentes instrumentos possibilitando pesquisas sonoras e despertando a criatividade. Elaboração coletiva de códigos e símbolos para a marcação de tempo e pausas, facilitando o grupo tocar junto. Todas estas atividades serão realizadas de forma lúdica, usando cantos populares e despertando em cada um a habilidade natural de tocar e se expressar. A oficina é voltada para jovens e adultos, músicos, profissionais e amadores.

“Falcatrua – Voz do Corpo”- Comunicação através do corpo na voz e vice-versa, com André Miglio

A oficina procura desenvolver a consciência dos movimentos e ampliar as possibilidades de utilização do corpo e da voz através de práticas e improvisos.

O público-alvo da oficina são estudantes ou profissionais das áreas de música, teatro, dança ,circo ou afins, a partir de 16 anos.

“Falcatrua – Violão percussivo e elétrico”, com Gleison Túlio

A oficina tem por finalidade a mescla de execução do violão popular com técnicas de percussão e uso de pedais. A atividade é direcionada a violonistas e instrumentistas profissionais e amadores, a partir dos 10 anos de idade e A partir de 10 anos, 30 vagas.

Programa Música Minas.

O programa Música Minas é uma iniciativa de um grupo de artistas e profissionais da música, que se uniu, organizou e criou o Fórum da Música de Minas Gerais, representando as entidades: SIM – Sociedade Independente da Música, COMUM – Cooperativa da Música de Minas, AMMIG – Associação Artística dos Músicos de Minas Gerais, AAMUCE – Associação dos Amigos do Museu do Clube da Esquina e FEM – Fora do Eixo Minas.

O Música Minas tem como objetivo básico promover a exportação e disseminação da música mineira e conta com a decisiva parceria da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Ele se baseia em duas categorias: Circulação Nacional de Artistas Mineiros e Passagens para Deslocamentos Nacionais e Internacionais.

A primeira – Circulação, selecionou 25 artistas residentes no Estado (assim como seus músicos acompanhantes) para apresentarem por diversas capitais brasileiras – três para cada artista. Em contrapartida, estes músicos participam de oficinas culturais em cidades do interior mineiro.

Trio Amaranto - Foto por Nando Fiúza

A segunda categoria, Edital de Passagens, promove a ida de profissionais da música a festivais, feiras, congressos, desde que tenham sido oficialmente convidados pelo evento. É mais uma maneira de contribuir e incentivar a disseminação da cultura musical mineira pelo país e pelo mundo.

Atualmente, fazem parte do programa Música Minas 25 artistas que até o mês de março 2010 terão realizados 75 shows e oficinas. São eles: Marina Machado, Marku Ribas, Toninho Horta e Vander Lee (na categoria Renome); Aline Calixto, Amaranto, Falcatrua, Fernando Sodré, Flávio Henrique, Pedro Morais, Renegado e Zé da Guiomar (Destaque); Black Sonora, Cor de Fubá, Dokttor Bhu e Shabê, Gastrofonic, Joana Boechat, Juliana Perdigão, Lucas Avelar, Pandeiro Mineiro, Samba de Luiz, Sambavesso, Thiago Delegado e Tom Nascimento (Revelação).

Outras informações: www.musicaminas.com.br / www.musicaminas.blogspot.com/

Anúncios

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: