Celso Moreira faz show do CD “Autoral” em Sabará

11/01/2010 às 13:53 | Publicado em Música | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , ,

Apresentação gratuita do músico mineiro acontece no Teatro Municipal

O violonista, compositor e arranjador mineiro Celso Moreira apresenta seu primeiro CD “Autoral” no Teatro Municipal de Sabará (Rua Dom Pedro II, s/n – Centro – 031 – 3671-1522), no sábado, dia 16 de janeiro. O show é gratuito e acontece a partir das 21 horas. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação.

Acompanhado por Milton Ramos (contrabaixo acústico), André “Limão” Queiroz (bateria) e Christiano Caldas (teclados), Celso se alterna entre o violão e a guitarra para desfilar com elegância e personalidade entre a MPB e o Jazz, tocando choros, sambas e baladas, que vem compondo ao longo de quase duas décadas.

Além das canções próprias interpretadas por Celso e trio, como “Helena”, “Lira do Bem Querer”, “O Mundo das Artes”, entre outras, o repertório do show contará com músicas de Agostinho Barrios, Baden Powell, Edu Lobo e Tom Jobim. O grupo sabarense Fofoca Erudita, formado pelas irmãs Juliana Buli e Mariana Lima, fará a abertura, a partir das 20 horas.

A apresentação faz parte do projeto “Turnê Minas de divulgação do CD Celso Moreira Autoral”, que também promoverá shows em Nova Lima (Teatro Municipal, dia 27 de fevereiro) e Belo Horizonte (Teatro da Biblioteca, dia 11 de março). O projeto é realizado através de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, edital 2008, e do incentivo da Rede Verde Mar de Supermercados.

A produção do projeto e do show é do também compositor e cantor Saulo Sabino.

Celso Moreira
Celso Moreira nasceu em Guanhães e descende de uma família que sempre cultivou o gosto pela música, a exemplo de seu pai, Rivadávia Moreira e do irmão, o guitarrista e compositor Juarez Moreira.

Em 1968, mudou-se para Belo Horizonte, onde conheceu Toninho Horta, Nivaldo Ornelas, Wagner Tiso e Milton Mascimento. Desde então, desenvolveu uma bem sucedida carreira de músico, enquanto elaborava parcerias musicais com nomes importantes da MPB, como Fernando Brant e Murilo Antunes.

No ano de 2007, gravou e lançou “Celso Moreira Autoral”, seu primeiro álbum solo, contendo doze faixas de músicas próprias, acompanhado por grandes artistas mineiros, como André “Limão” Queiroz, Milton Ramos, Christiano Caldas, Kléber Alves e Ricardo Fiúza, com apoio da Lei Roaunet e patrocínio da CEMIG, do BDMG Cultural e da Seguradora Minas Brasil.

Celso Moreira é, essencialmente, autodidata, mas foi aluno de Nelson Farias e Sérgio Benevenutu, estudando harmonia e improvisação. Atualmente é professor de harmonia, guitarra e violão, contando com um elenco significativo de alunos, o que contribui para credenciá-lo a workshops e oficinas musicais.

Prêmios recebidos: Troféu “Faísca” 1992 como músico mais atuante do ano. Neste período, acompanhou Milton Nascimento em turnê pelo Brasil e pela Espanha com a ‘’Missa da América Negra’’. Em 2001, foi um dos quatro músicos que receberam o prêmio BDMG – Instrumental.

No ano de 2006, saiu novamente vencedor do prêmio BDMG – Instrumental, que teve como desdobramento dois shows no SESC Pompéia de São Paulo, um show em Belo Horizonte, no Teatro Sesiminas, um show no Teatro Municipal de Nova Lima, além da participação no Festival Internacional de Jazz (Tudo é Jazz) em Ouro Preto. Celso foi vencedor do Prêmio Marco Antonio Araújo BDMG Cultural como Melhor Disco Instrumental de 2007/2008.

Show de Abertura – Fofoca Erudita
Criado em 2005, em Sabará, o grupo Fofoca Erudita passou por mudanças na sua formação em 2006, quando saíram dois integrantes. Agora é composto pelas irmãs Juliana Buli e Mariana Lima. Filhas de pai luthier e mãe artesã, desde crianças, vivendo próximas da música e dos instrumentos do pai, já musicavam suas fantasias. Por isso, não é de espantar a qualidade musical das meninas, ponto chave na Fofoca.

Juliana Buli é formada em Artes Plásticas, figurinista, fotógrafa e integrante do coletivo de fotografia Menina dos Olhos. Mariana Lima é estudante de jornalismo, compositora do grupo e de trilhas sonoras para teatro, e ainda mantém o blog Na Divisa.

As canções ‘fofoqueiras’ têm como característica a intercessão de vários estilos populares: uma mistura de rock com samba, com bossa, com tango, entre outros. Buscam ser ousadas e divertidas, emocionando as pessoas. Por isso, o slogan do grupo – “Música sem frescura”. A descontração fica por conta também com o símbolo da Fofoca, uma galinha d’Angola.

No inicio de 2009, a Fofoca entrou em estúdio e gravou algumas canções no ‘modo artesanal’, que estão disponíveis no My Space da banda (myspace.com/fofocaerudita). Também há algumas músicas gravadas ao vivo no site http://www.fofocaerudita.blogspot.com.

Celso Moreira em Sabará – Show do CD “Autoral”

Sábado, dia 16 de janeiro
20 horas – Show de abertura do grupo Fofoca Erudita
21 horas – Show Celso Moreira “Autoral”
Local: Teatro Municipal de Sabará – Rua Dom Pedro II, s/n – Centro
Entrada gratuita – Ingressos devem ser retirados antecipadamente no local

Telefone: (031) 3671-1522

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: