Paisagem Lunar: Moonscape

02/10/2009 às 14:30 | Publicado em Audio visual | Deixe um comentário
Etiquetas: , ,

Um espetáculo sonorovisual experimental de Andersen Viana
Sensibilidade, arte e experimentalismo  no palco do Sesi Holcim

Andersen Viana - Foto de Gregor Usipoff

Andersen Viana - Foto de Gregor Usipoff

Nos dias 1, 2, 3 e 4 de outubro (quinta a domingo), o maestro-compositor mineiro Andersen Viana apresenta no Teatro Sesi Holcim (Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia) seu novo trabalho “Paisagem Lunar – Moonscape”, um espetáculo sonorovisual experimental com participação do público. Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte – FMC, todos que comprarem o ingresso ganharão o CD Paisagem Lunar: Moonscape com as músicas do espetáculo.

Para Andersen Viana este trabalho pretende ser uma nova proposta sensorial onde sons, imagens, figuras e idéias se fundem em um alto grau de sofisticação e complexidade. No palco do teatro simultaneamente figuras de papel em tamanho real, imagens e sons integram a platéia numa viagem sideral. Com duração de uma hora, o espetáculo conta com trabalhos das artistas plásticas Abadia França, Esthergilda Menicucci dos cineastas Carlos Canela, Marco Aurélio Ribeiro, Suzana Markus e do público que poderá participar do espetáculo realizando intervenções com o som de seu celular. A direção artística é de Regina Mello.

Paisagem Lunar: Moonscape de Andersen Viana
Proporcionar novos meios de apoio a propostas fora da lógica de mercado que possam influenciar variados públicos e formadores de opinião em diversas partes do mundo é o ideal para a maioria dos artistas experimentais. Como exemplo de desenvolvimento do projeto Paisagem Lunar: Moonscape (an electronic journey) tem a primeira obra musical intitulada Overture, na qual harmonias compostas por quartas paralelas com a utilização de sons multitimbrais, que se assemelham a trompetes e tubas, bem como instrumentos de percussão, iniciam o espetáculo propriamente dito, seguido por efeitos de luzes e imagens espaciais, onde textos geradores conduzem a imaginação do espectador por caminhos siderais: A vida tal qual existe no planeta Vênus ainda não havia sido detectada, até que dois seres desse planeta chegassem à terra e se apropriassem dos corpos de duas jovens. Mas, o que deveria ser uma missão científica extraterrestre sobre a sexualidade humana, transforma-se em algo surpreendente para os envolvidos…

Ou então: No centro da galáxia Ômega Sete, situa-se um pequeno planeta chamado Anrek. Sem que os Anrekianos percebessem, um vírus letal havia sido introduzido na atmosfera do planeta, iniciando a morte dos Anrekianos. Um grupo de trabalho incumbido de encontrar uma solução descobriu que uma das possibilidades estava em uma vacina elaborada a partir de substâncias bioquímicas encontradas em grande quantidade nos corpos de seres de um distante planeta na Via Láctea chamado Terra. Os Anrekianos se vestem e se parecem conosco, pois tomaram a forma humana em sua última missão intergalática: a sobrevivência de seu mundo.  Andersen Viana assina as composições, arranjos, produção musical e executiva do espetáculo Paisagem Lunar:Moonscape.

O repertório musical é composto por músicas inéditas de Andersen Viana, separadas em onze atos diferentes, que serão projetadas em um telão com diversas imagens, legendas e novos textos:

1) OVERTURE –   (6’58”) – Rochas, cinza e poeira cósmica em suspensão. Grandiosa lua, luz que fascina e transforma o ser na imensidão do espaço sideral.
2) ADAGIO LUNAR –  (6’16”) – A contemplação e a serenidade da alma. Pequenos e grandes seres alados dançando o balé cósmico do universo: lentamente.
3) INVENÇÃO ESPACIAL: ALPHA (5’03”) – A velocidade espacial. Os graves que voam e surpreendem pela leveza e desenvoltura.
4) INVENÇÃO ESPACIAL: BETA (5’22”) – Um outro mundo onde estruturas atemporais vêm e vão em sequências às vezes desconsoladas, perdidas, soltas e avassaladoramente livres.
5) INVENÇÃO ESPACIAL: OMEGA (7’03”) – A certeza. Os passos firmes em solo movediço, o assobio lunar serial e curiosos seres luminosos que espiam o interior da espaçonave.
6) EXPERIMENTO I (5’15”) – O coração pulsante do viajante espacial. Alguns animais lunares se aproximam enquanto os instrumentos da nave acusam novas presenças.
7) EXPERIMENTO II (4’09”) – Estruturas lunares, pequenos e grandes seres que grudam no casco da nave como se fossem parasitas espaciais. Os humanos e uma constante tensão que se acumula atingindo o ponto culminante.
8) TENOCHTITLAN (4’47”) – Figuras são vistas apenas do céu em uma região plana onde não se teria qualquer ângulo para seu desenho. Seria um tipo de sinal espacial? Seriam os deuses astronautas?
9) EXPERIMENTO III (4’04”) – A violência dos movimentos humanos. Velocidade e tensão acumuladas que gradativamente dissolvem-se em cristais de lítio espalhados pelo solo lunar.
10) EXPERIMENTO IV (6’04”) – Apenas dois acordes e uma cintilante estrutura que se repete no espaço sideral dissolvendo-se e transformando-se em água lunar.
11) VIDA, MORTE E TRANSFIGURAÇÃO DE UM GATO (4’25”) – De cor rosa, ele nasceu e viveu na terra. Após ter vestido o manto tenebroso da morte, elevou-se até a lua e transformou-se em um ser intergaláctico. Virou um pássaro lunar.

Andersen Viana
Maestro-compositor, produtor cultural e professor. Doutorando em Música pela UFBA graduou-se em Composição Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais, especializou-se em Composição Musical e Música para Cinema na Itália – Accademia Chigiana di Siena, Reale Accademia Filarmonica di Bologna, Arts Academy of Rome, com Ennio Morricone, Luca Salvadori e E.Polizzi – e na Suécia, no Royal University College of Music in Stockholm. Recebeu 20 premiações por sua obra musical na Bélgica, Brasil, EUA, Itália, França e Holanda.

Sua obra musical tem sido objeto de estudos nas universidades brasileiras, tocada, editada no Brasil e exterior. Seu catálogo musical atual consta de 266 títulos, abrangendo canções populares, câmera, sinfonias, ópera, música para filmes e música eletrônica. Tem desenvolvido estudos e trabalhos nos seguintes países além do Brasil: Bélgica, EUA, Suécia, Grécia, Honduras, Itália, França, Portugal, Rússia, República Tcheca, Reino Unido e Bulgária.

Contatos:
Direção artística:Regina Mello Tel: 8838.7367 Email: reginamello2004@yahoo.com.br
Compositor: Andersen Viana  Email: vianabr2005@yahoo.    Site: http://www.andersen.mus.br

“Paisagem Lunar – Moonscape”
um espetáculo sonorovisual.

COMPRE O INGRESO E GANHE UM CD

Local: Teatro SESI HOLCIM
Dia: 01,02 e 03 – (quinta, sexta e sábado) de Outubro: 21h
Dia: 04 (domingo) de Outubro: 20h
Preço: R$10 (inteira) e R$5 (meia)
Endereço: Rua Padre Marinho , 60  – Santa Efigênia
Telefone para Informações: (31) 3241-7332

Assessoria de Imprensa: Christina Lima (31) 3274 8907

PATROCINIO: LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA DE BELO HORIZONTE – FMC


Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: