“Uma viagem além da porta”, de Gisele Lemos

29/09/2009 às 14:27 | Publicado em Literatura | 2 comentários
Etiquetas: , , , ,

Escritora mineira lança livro que traz o cotidiano, as reminiscências e bom humor de uma mulher contemporânea

Foto de Paulo Sassarrao

Foto de Paulo Sassarrao

…“Fui da turma do fundo da sala. Sentava sempre nas últimas carteiras, fingia que estava compreendendo alguma coisa, e sempre tirava nota sete, mais do que suficiente para passar de ano. Fazia parte do clube dos excluídos, cheios de espinhas na cara que, de forma discreta, tentava se aproximar dos engraçadinhos de plantão”…

“Uma viagem além da porta” é o título do primeiro livro da jornalista, escritora e atriz Gisele Lemos, que será lançado no dia 29 de setembro (terça-feira), às 18 horas, na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes). Publicado pela Mazza Editora, a obra traz uma coletânea de crônicas produzidas por Gisele entre 2004 e 2009.

O leitor terá a grata revelação do surgimento de uma nova e interessante expressão da recente produção literária brasileira. Gisele é ágil e bem humorada em suas manifestações; seu texto é de uma linguagem contemporânea, ávida e envolvente. Ao ler as crônicas, se tem a impressão que a autora está numa mesa de bar, contando casos para uma turma de amigos. No início do livro, Gisele afirma que irá falar sobre o ‘nada’, mas ao lê-lo, é possível perceber que ela fala sobre um ‘tudo’.

“Uma viagem além da porta” tem como protagonista e narradora a envolvente personagem Shirlene Pires, que instiga o leitor a refletir sobre a ficção e a realidade. Ao brincar de “conta não conta”, ela propõe uma viagem ligada à vida íntima de algum suposto conhecido do leitor. Em outros momentos, Shirlene Pires aparece crítica e convida todos para uma viagem cultural, ao comentar peças teatrais, realizações da MPB, filmes, obras literárias e programas de TV, sempre com ironia e humor. Shirlene Pires propõe também uma viagem cultural: passeios pelas ruas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Nova York. O seu olhar volta-se algumas vezes para o passado e fixa tipos sociais curiosos como Tonico Ferreira, Martins de Carvalho, Tadeu Aguiar, Geração 70 e Fernanda Holanda. Outras vezes o olhar da protagonista projeta-a no futuro em busca de afeto e propõe um possível encontro com o leitor.

A publicação se deu por incentivo de uma grande amiga de Gisele, a poeta Alícia Maria, que também sugeriu o título do livro. “Queria um título que representasse uma viagem, uma saída de um processo confessional, de uma personagem tão intensa e profunda, Shirlene Pires. Um batismo que traduzisse a libertação e quebra de paradigmas e limites da personagem”, conta a autora. O livro foi escrito entre fevereiro e março de 2004, com o dobro de páginas da versão que chega às livrarias. “Ficou guardado na gaveta até 2007, quando decidi trabalhá-lo para uma possível publicação. Para isso, contei com a ajuda da professora de Literatura e revisora Barjute Bacha. Começamos o trabalho de revisão e reestruturação: algumas coisas foram modificadas, cortadas e o enorme manuscrito virou um livro de 128 páginas”, explica Gisele.

Gisele Lemos
Mineira de Belo Horizonte, já morou no Rio de Janeiro e em Nova Iorque. Cursou jornalismo na PUC Minas; teatro no Rio (Faculdade da Cidade) e em Nova Iorque (no conceituado The Lee Strasberg Theatre Institute). Dos trabalhos artísticos como atriz gosta de citar “Arlequim ainda não morreu por Colombina”, em que teve direção de André Paes Leme; “Rapunzel”, dirigida por Rômulo Duque; “O Noviço”, por Kalluh Araújo e “Sangue e Laquê”, dirigida por Marcus Alvisi.

Para o diretor Marcus Alvisi, “Uma viagem além da porta” são crônicas na qual a autora espia, com humor, e certa dose de lirismo, seus personagens pelo buraco da fechadura. Entre seres fictícios e reais, Gisele vai construindo seu mundo, ou melhor: sua visão de mundo, aliás, extraordinariamente genuína. Suas palavras ecoam através de Shirlene Pires, porém, são palavras às vezes ásperas, porque sua vontade principalíssima era misturar-se com seus personagens na urdidura de suas tramas indo às últimas conseqüências em suas angústias, alegrias e especialmente inquietações. Entretanto, a autora sabe que se isso fizesse, poderia se perder nesse caleidoscópio multicolor, em que os personagens giram vertiginosamente coloridos e encharcados por fortes pinceladas, oferecendo-nos amplos relevos, entre luzes e sombras, abarrotados de dúvidas tão inquietantes quanto às criaturas e situações que descreve.

Lançamento e noite de autógrafos do livro Uma Viagem Além da Porta
Dia 29 de setembro – terça-feira
Horário: a partir das 18 horas
Local: Academia Mineira de Letras – Rua Bahia, 1466 – Lourdes
Editora: Mazza Editora
Páginas: 128
Capa, projeto gráfico e editoração: Rubem Filho.
Fotos: Paulo Sassarrão.
Preço sugerido do livro: R$ 30,00

Assessoria de imprensa| CL Assessoria em Comunicação: 3274 8907


2 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Oi Gi, sou eu seu primo querido, estou muito orgulho pelo livro. Com que faz para comprar.
    Obrigado
    leonardo
    9195 5505

  2. Ei Léo. Fico muito feliz de saber que vc viu a notícia por aqui e quer me prestigiar. Em setembro tem o lançamento, depois estará nas melhores livrarias da cidade, na região da savassi.
    Beijo grande!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: