Cinema e jazz na Praça da Liberdade dia 27 de setembro

22/09/2009 às 15:37 | Publicado em Cinema, Música | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , , , , ,

Projeto Aqui Jazz traz o lançamento do curta Revertere ad Locum Tuum e show com a banda Take Five, em apresentação gratuita

Atriz Teuda Bara está no curta - Foto de Guto Muniz

Atriz Teuda Bara está no curta - Foto de Guto Muniz

No próximo dia 27 de setembro (domingo), a Praça da Liberdade servirá de palco para o lançamento nacional do curta “Revertere ad Locum Tuum” (Do latim, Retorno ao Local), do premiado cineasta Armando Mendz, às 19 horas. O filme será exibido em um telão localizado na Alameda Central da Praça e na platéia estará boa parte equipe de filmagem, incluindo o diretor e alguns dos atores. Após a exibição, haverá show de jazz e MPB com a banda Take Five.

Com muito humor, o curta conta as peripécias de uma família preocupada em realizar os últimos desejos de sua matriarca. Segundo o diretor Armando Mendz, trata-se de uma comédia sinistra que traz um elenco de primeira grandeza, como o premiado ator Otávio Augusto, no papel de protagonista (irmão da matriarca), e as atrizes Berta Zemel, Inez Peixoto e Teuda Bara (ambas do Grupo Galpão), além de Carlos Magno Ribeiro e Cláudia Assunção. Parte do filme foi filmado no Parque Renascer Cemitério e Crematório.

Baseado em uma história real, Revertere ad Locum Tuum é um roteiro original que trata de um viés da dramaturgia cinematográfica pouco explorado em Minas, mas com expressão universal e presente em todas as cinematografias do mundo: a morte em família. A obra tem duração de quinze minutos e traz a história de uma senhora já viúva que, estimulada pela inauguração de um crematório na cidade, impõe para os filhos um último desejo. A partir daí, a prole se esforça para cumprir o “pedido” da mãe, mas se encontra presa a paradigmas e rituais familiares ancestrais.

Após a exibição do filme, os músicos da banda Take Five fecham a noite com apresentação do melhor do jazz e MPB. No repertório, estarão clássicos como Georgia on my mind, Blue Moon, As times goes by, Manhattan, Night and Day, Misty e Summer Time. Entre as canções nacionais, destaque para O Barquinho, A Felicidade, Corcovado, Desafinado, Samba de Verão, Samba de uma Nota Só e Garota de Ipanema. A banda Take Five é composta atualmente por Clóvis Aguiar (pianista e compositor), Ricardo Penido (trompetista) e Ronaldo Araújo (contrabaixista e trompista). Na apresentação do dia 27, contarão com a presença do saxofonista Cléber Alves e do baterista Léo.

O evento é gratuito e integra o projeto cultural Aqui Jazz, de patrocínio à cultura do Parque Renascer Cemitério e Crematório e do Bosque da Esperança Cemitério Parque. A iniciativa, que existe há cinco anos, traz sempre manifestações artísticas de qualidade às praças e parques da capital divulgando gratuitamente as artes interpretadas por artistas mineiros. Neste ano, o projeto já passou pela Praça JK (Sion), Praça Duque de Caxias (Santa Teresa) e Praça da Savassi, sempre com sucesso de público.

Parque Renascer uma história de apoio à cultura mineira
Desde que foi inaugurado em 2000, o Parque Renascer Cemitério e Crematório investe em marketing cultural. Na área de literatura, já promoveu o lançamento dos livros “Dizendo Adeus” de autoria do professor e doutor Evaldo A. D’Assumpção e “Comes e Bebes nos Velórios das Gerais” da escritora Déa Rodrigues da Cunha Rocha. Patrocinou as exposições de fotografias da jornalista Liliane Rosa, intitulada “Cemitérios” e outra da fotógrafa Izabel Chumbinho “Anjos de Igreja”. As montagens teatrais “Andar de Cima – Uma Comédia pra Amigos do Peito”, “A Falecida” e “Mulheres de Hollanda” também receberam o apoio do Parque Renascer. Vale lembrar que todos os apoios culturais são realizados de forma direta, ou seja, a empresa não utiliza recursos de isenção fiscal através das leis de incentivo.

Abuzza Filmes – Jovem e premiada produtora de cinema
A produtora de cinema Abuzza Filmes, dos cineastas Cristiano Abud, Gui Fiúza e Criss Azzi, é considerada uma das mais atuantes de Minas Gerais e vem, desde 2007, quando foi fundada, colecionando prêmios e prestígio pelo país.

Em seu primeiro ano de atividades, a Abuzza Filmes produziu o documentário “Retratos Brasileiros” de Helvécio Ratton para o Canal Brasil e o curta-metragem “Os Filmes Que Não Fiz” de Gilberto Scarpa, que recebeu mais de 20 prêmios em 30 festivais nacionais e internacionais. “Os Filmes Que Não Fiz” é um dos curtas mais premiados no Brasil nos anos de 2008 e 2009.

Em 2008, produziu os curtas “Bala na Cabeça” dirigido por Cristiano Abud e O FILME MAIS VIOLENTO DO MUNDO dirigido por Gilberto Scarpa e que se encontram em fase de finalização, sendo que a produção foi totalmente financiada por recursos da própria produtora e de prêmios do curta “Os Filmes que não Fiz”.

A Abuzza também lançou o documentário de longa-metragem “Sumidouro”, em co-produção com a produtora Camisa Listrada. O documentário recebeu o prêmio de Melhor Longa-Metragem no 10º Festival Internacional de Cinema Ambiental, em Goiás.

Aqui Jazz: lançamento nacional do curta Revertere ad Locum Tuum e show com a banda Take Five
Data: 27 de setembro
Horário: 19 horas
Local: Praça da Liberdade
Evento Gratuito

Assessoria de Imprensa: (31) 3274 8907 – Christina Lima e Aline Gonçalves


Anúncios

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: