CONVITE PARA COBERTURA JORNALÍSTICA

10/09/2009 às 16:29 | Publicado em Música | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , ,

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS – FIC 2009
LANÇAMENTO DA EXPOSIÇÃO AUDIOVISUAL SOBRE VILLA-LOBOS

Neste sábado, dia 12 de setembro, será realizado no Foyer do Grande Teatro do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena 1.537, Centro) o Lançamento da Exposição inédita sobre Villa-Lobos. A mostra, que integra a programação do Festival Internacional de Corais – FIC 2009, poderá ser vista até o dia 27 de setembro e a entrada é franca.

Aline Lobão - Divulgação

Aline Lobão - Divulgação

Estarão presentes no lançamento da exposição, o idealizador e coordenador do FIC, maestro Lindomar Gomes e integrantes de alguns dos corais e grupos vocais que participam do Festival. O lançamento contará com apresentações musicais do Coral Canarinhos de Itabirito e Coral da Fumec, e da cantora lírica Aline Lobão. Em seguida, os corais interpretarão juntamente com a cantora a música tema do FIC-2009 – “Mestre Villa”.

Coral Canarinhos de Itabirito - Divulgação

Coral Canarinhos de Itabirito - Divulgação

A Exposição
Pela primeira vez em Minas Gerais, a exposição trará dezenas de fotos da família Villa-Lobos, de concertos do compositor no Brasil e exterior, de Villa-Lobos e amigos, além de trilhas sonoras compostas por ele. O acervo foi cedido ao FIC pelo Museu Villa-Lobos, localizado no Rio de Janeiro. A negociação aconteceu em uma visita do coordenador do FIC, maestro Lindomar Gomes, ao Museu. O regente apresentou o projeto do Festival ao diretor Turíbio Santos, que acolheu de imediato a idéia e liberou o acervo para a exposição. O acervo é uma parceria do museu e do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vinculado ao Ministério da Cultura.

De acordo com Lindomar Gomes, a exposição que tem concepção do designer Flávio Vignoli com participação de Miriam Campo  representa a possibilidade de interação da música (áudio), o visual e a memória do mestre Villa-Lobos. “A  exposição está programada de forma itinerante, afirma.

Para o público, a exposição acrescenta a integração audiovisual. “As fotografias atiçam ainda mais o fértil imaginário popular, lembrando que Villa-Lobos foi o compositor que mais musicou as etnias brasileiras”, completa o maestro. A exposição tem entrada franca.

Coral da FUMEC  - Foto de Sam Zalak

Coral da FUMEC - Foto de Sam Zalak

Festival Internacional de Corais 2009
Em sua sétima edição, o Festival Internacional de corais promoverá de 18 a 27 setembro, apresentações gratuitas de mais de cem corais e  grupos vocais de diversas regiões do país, além de corais internacionais, em vários pontos turísticos da capital mineira e em mais onze cidades mineiras.

A curadoria e coordenação do Festival são do maestro Lindomar Gomes. O Festival de Corais é um dos eventos mais aguardados pelo público mineiro e pode ser considerado o maior do gênero na América Latina. O FIC faz parte do calendário cultural da cidade e propicia intercâmbio entre artistas, coralistas, maestros e público. Um de seus objetivos é proporcionar a difusão, integração, incentivo, desenvolvimento e fortalecimento de laços entre corais regionais, nacionais e internacionais e platéia.

O Festival Internacional de Corais 2009 receberá em torno de 130 grupos de várias regiões do País, totalizando cerca de 5000 participantes. São corais infantis, juvenis e adultos que virão de diversas cidades, como: São José (SC), Fortaleza (CE), Caxias do Sul (RS), Aracaju (PE), Itanhanhém (SP), Brasília (DF), Piracicaba (SP) Itaobim (MG), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), entre outras. Este ano participarão cinco coros estrangeiros, um da Colômbia – o “Coro Infantil de La Universidad de Cauca” – outro da Venezuela, a “Banda Vocal Soco Voz” o Coral da cidade de Cuscos/Peru e dois corais americanos que se apresentaram num pré-lançamento recente em Ouro Preto.

O tema desta edição é o legado de Heitor Villa-Lobos. Cada coral participante irá apresentar pelo menos uma música da obra de Villa-Lobos.

O maestro brasileiro se tornou conhecido internacionalmente como um revolucionário por provocar um rompimento com a música acadêmica no Brasil. As viagens que fez pelo interior do país influenciaram suas composições. Entre elas, destacam-se: “Rosa Amarela”, “Melodia Sentimental”, “Xangô”, “Bachianas Brasileiras”, “O Canto do Uirapuru”, “Magnificat” e “O Trenzinho do Caipira”.

A música-tema desta edição é “Mestre Villa”, encomendada ao maestro e arranjador Leonardo Cunha com letra do poeta Fernando Brant – que repete as parcerias realizadas com as músicas “Voz Tambor” (2007) e “50 Anos da Bossa Nova” (2008) – e será apresentada em todas as noites do FIC 2009.

Festival Internacional de Corais – FIC 2009
Mais informações: (31) 3425-5761 ou http://www.festivaldecorais.com.br

Caso tenha interesse em realizar a cobertura jornalística do lançamento da Exposição sobre Villa-Lobos no dia 12 de setembro, favor entrar em contato com Luciana d’Anunciação através dos telefones – (31) 3274-8907

Contamos com a sua presença

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação – 3274 8907


Anúncios

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s


Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: